30 de maio de 2014

salada vs. hamburger

Não sou vegetariana mas como pouca carne: branca talvez umas 3 vezes por semana e vermelha é muito raro. É uma coisa de mim, desde pequena que os pratos só de “verdes” me são mil vezes mais apelativos, talvez por ser uma vegetariana nata e ainda não o saber, talvez por ser uma esquisitinha com os nervos e as veias e as gorduras e as cartilagens. Só sei que uma salada eu posso comer de olhos fechados – de certeza que não encontro nenhuma surpresa das acima mencionadas - e que essa salada me sabe como um hamburger com batatas fritas sabe à minha irmã!

E para juntar às saladas-maravilha que tal uns substitutos de carne?

Admito que ainda só provei tofu temperado (olive e basílico da Taifun) e seitan juntamente com vegetais numa empada óptima da Naturalmente, acabando por nem lhes sentir o sabor original.


tofu olive Taifun + cenoura ralada + tomate + quinoa
Como não percebo muito do assunto e quero e vou explorar melhor este mundo, decidi fazer uma mini pesquisa e deixo aqui o que encontrei sobre a origem de alguns:

Soja - Grão do qual se obtêm os seguintes:
* Okara“Papa” obtida com a preparação da bebida de soja. Para fazer bebida de soja é preciso demolhar os grãos, triturá-los, cozer e filtrar. Depois da filtragem, obtemos a bebida de soja (líquido) e o okara (resíduo).
* Tofu - Coalhada da bebida de soja. Para o preparar basta adicionar um agente coagulante à bebida de soja quente – por exemplo sumo de limão – e mexer. É muito versátil dado o seu sabor neutro. Daí haver tofu temperado!
* Tempeh - Conhecido como "carne de soja", é obtido a partir da fermentação de grãos de soja cozinhados.

Seitan - O seu principal ingrediente é o glúten de trigo - má notícia para os que querem evitar o glúten; boa notícia para os que querem evitar o consumo de produtos à base de soja. Na sua confecção incluem-se outros ingredientes como cebola, alho, azeite e molho de soja.

Mais informação é sempre bem-vinda

Instagram . Facebook

Sem comentários: